Leo Vilhena no comando!
Vamos falar um pouco sobre cultura!
Aliás... o q vc entende sobre cultura brasileira? Não...não estou aqui para ditar regras e nem julgar ninguém! A verdade cada um faz a sua...mas é interessante para pensar um pouco (só um poquinho!).
Vivemos num país recheado de cultura, um lugar rico apreciado pelo mundo inteiro.
Garota de Ipanema é a música mais tocada no mundo. E o "Rebolation"? Onde entra nessa (sem trocadilhos)?
A Bahia é um lugar que admiro mt, já tive a oportunidade de passar o carnaval lá em 95, ver a Ivete Sangalo, Carla Peres sem silicone e com cabelo enrolado. Tirando a parte que foi um caos acompanhar o trio elétrico, e ser assaltado no meio da multidão, pude apreciar um bom acarajé e ótimas paisagens turísticas. Lá é o berço td grandes nomes da nossa música, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Dorival Caymmi e de uma literatura rica, só pra citar Jorge Amado como influência desses artistas. Cada estado tem seu mérito, mas sou apaixonado pelo nordeste, mesmo nascido em Brasília e virando carioca desde os 4 anos. Com toda essa bagagem cultural de estados, hoje consigo apreciar o quanto temos coisas boas nesse nosso Brasil. E o quanto estamos inseridos nessa cultura sem ao menos saber. Maaassss.... ligamos a tv, rádio e internet e temos o "prazer" de ver negões falando sobre dinheiro, carro e mulheres, bundas rebolando (dessa parte não reclamo mt rs), Mc Refeições e iCoisas. Me lembro do tempo que tinhamos um programa de tv (sem citar nomes), do top 10 músicas dos EUA, e top 10 de músicas tanto brasileiras quanto estrangeiras. Agora só escuto o top 100 importados. Aliás... chega da palavra "top", cada vez mais me pego falando outra lingua se intrometendo no português. Para resumir o que falei acima, a pergunta ainda continua, o que vc entende sobre cultura brasileira?
Ninguém é obrigado a gostar de ouvir batuques, samba, bossa nova e etc... eu mesmo fui criado ouvindo isso e fazia questão de escutar o vinil do Led Zeppelin, Deep Purple e por aí vai. Mas agora me vejo em outro mundo, na verdade me vejo no mundo que estou de verdade!
Viva a bossa
Sa, sa
Viva a palhoça
Ca, ça, ça, ça...
Quem gosta de canjica? pamonha? baião de dois, tacaca, pato no tucupí, acarajé, caipirinha, cachaça, tapioca (aliás, tem várias barracas dessa delícias por aí!)?
Quem brinca de pular fogueira em São João?
Quem adora o Carnaval? (Tirando a bagunça e o desfile na tv que muitos não gostam)
Todos nossos feriados e festas, que fazem parte da nossa cultura?
Mas parece que isso tudo não é tão bom quanto um Big Mac, um Koni, um Yo Nigga Wassup Mothafucka, Baby baby ooooooooo....... mas o que é melhor? Não acredito em melhor ou pior, como comentei, cada um sabe da sua verdade, o problema é quando ela nos é imposta! Somos bombardeados pela cultura dos outros, e a nossa se mostra tão grandiosa e ao mesmo tempo tão fraca. Culpa da mídia? Não culpo ninguém, não há culpa, há o que acontece! Ligo a tv (que aliás nem tenho mais), ligo o rádio, vejo e ouço na rua somente isso o tempo todo... td mundo rebolando! Vamos twittar what we´re listening with our mobile. Then let´s comer no Yogogurte. Querendo ou não, nos vemos inserido em outro país, absorvendo toda uma cultura nova, se é que podemos chamar de cultura!!!
Acho que se eu ligasse essas mídias e tocasse só Tom Jobim, João Gilberto, propaganda de sorvete de açaí, ou sacolé de pamonha, pessoas dançando Frevo, não sei se seria mais feliz, mas com certeza seria mais brasileiro! Todos iriam se conhecer mais, saber o porque vivemos e adoramos esse país! E de onde surgiu tudo que você participa da nossa cultura e não sabe! Que pena...isso não vai acontecer, mas não precisa... se acontecesse talvez eu estaria defendendo o emo e a importação de outras culturas, assim como importaram a guitarra elétrica e os Beatles como fizeram na Tropicalia.
Se não conhece o movimento, conheça agora: http://tropicalia.uol.com.br/site/internas/movimento.php
Então eu sugiro um novo movimento! Uma nova proposta para nossa cultura, nos tempos passados nos comemos a cultura estrangeira, mas nós somos o que comemos, então de tanto comer deixamos de regurgitar e passamos a ser essa. O Liminha nos chamou de "Novos Tropicalistas", gostei do título. Agora vamos comer de volta nossa cultura! Vamos botar um equilíbrio nessa equação, não somos estrangeiros, somos brasileiros! Isso mesmo, é bom integrar a cultura estrangeira, mas sem perder a nossa! E sinto que estamos perdendo a nossa, você sente isso? Talvez não porque não conheça realmente ela, estou cada dia conhecendo mais. E vc? De que lado está?
Fiquei inspirado ao ver esse vídeo:
http://www.dcstudio.com.br/animas/Antirebolation.swf
ou youtube:
Exageros a parte, tem algumas boas questões nele! Aprecie com moderação!
Saravá companheiros!
2 comentários:
tb acho q estamos perdendo a nossa cultura... o 'estrangeirismo' invadiu demais o nosso país... não só na música... qntas lojas vc ve na rua com nomes estrangeiros? qntos produtos fabricados no Brasil com nomes estrangeiros? enfim... vamos valorizar mais o que temos :D
De que lado você samba?
Postar um comentário