22 de out. de 2010

Duras e sábias palavras...

OSHO:   

"O político é doente, psicologicamente doente, espiritualmente doente. Ele acredita que o poder é seu tesouro e não permitirá que esse poder lhe escape. Estou chamando isso de doença. Para ele, é sua viagem de ego. 
Ele está vivendo para isso; não existe outro propósito para ele. Quando está no poder, sua doença psicológica é demasiada. E qual é a doença? 

A doença é o complexo de inferioridade.

Qualquer um que esteja interessado em poder está sofrendo de um complexo de inferioridade - bem no fundo, ele se sente sem valor, inferior aos outros. A política encobre esse sentimento de inferioridade. 
É o mesmo homem doentio, o mesmo homem que estava se sentindo inferior  que está sentado como presidente, mas simplesmente estar sentado numa cadeira, no papel de presidente, que diferença pode fazer à sua situação interior?(...)

Essa é a situação dos políticos - apenas pus, chagas, inferioridade, sensação de não ter valor.   
Sim, ele subiu mais e mais, e a cada degrau da escada estava a esperança de que no próximo degrau a ferida seria curada.

Inferioridade cria ambição, porque ambição significa simplesmente um esforço para provar que você é superior. 

Não há nenhum outro significado para a ambição, a não ser um esforço seu para se tornar superior, mas por que fazer um esforço para provar-se superior, se você não estiver sofrendo de inferioridade?"
 
(Osho, em  Sacerdotes e Políticos - A Máfia da Alma)

0 comentários: