Segunda feira passada (5/10) saiu uma matéria sobre a Unidade Imaginária e o Rock por Elas - evento que estamos produzindo - na coluna da Heloisa Tolipan, no Caderno B do Jornal do Brasil!!!!
Foto: Leo Neves

"Meninas barulhentas
O rock 'n' roll pela ótica feminina. É essa a proposta do Rock por Elas, que começou, sexta-feira, na Drinkeria Maldita de Copa. E as cabeças pensantes (e femininas) por trás do festival são as da banda carioca Unidade Imaginária. “A ideia é fortalecer, no underground, a imagem da mulher, não só como vocalista, mas também como instrumentista”, afirma Mariana Volker (foto), a voz da UI. “Quando resolvemos fazer essa festa, as pessoas nos perguntavam se não ficaria monótono ouvir apenas vozes femininas em uma noite. Isso é preconceito! No rock, 90% dos conjuntos têm vocal masculino e ninguém fica entediado. O que falta mesmo não é espaço, é reconhecimento. Cansei de chegar em shows carregando meus instrumentos e ouvir outros músicos perguntarem se eu era groupie. Até você subir ao palco e dar o seu recado, ninguém te respeita”, completa, com categoria, a musa roqueira.Com Hillary Clinton como secretária de Estado da nação mais poderosa do mundo, Dilma Rousseff como forte candidata à presidência no Brasil... há alguma dúvida? “Esse é o momento das mulheres não só no rock. Elas estão tomando as rédeas nas artes e nas instituições. Desde os anos 60, há bandas comandadas por mulheres, mas como o olhar feminino entrou na moda agora, as pessoas passaram a prestar mais atenção”, diz a baixista Valentina Zanini, que escreve as letras junto com Mariana.
Apesar de toda convicção feminina, os poemas passam longe do Clube da Luluzinha, até porque há um representante masculino na banda: o guitarrista Leo Vilhena. “(...) Madalena não entende esse vazio tão cheio. A agonia da falta de não ter”, diz a letra de Madalena, que toca em cheio na ferida dos jovens burgueses. A verdade é que, deixando o sexo F ou M de lado, garotas e garotos de vinte e poucos anos estão passando pelo mesmo sufoco: tornarem-se adultos."
0 comentários:
Postar um comentário